Departamento de Licenciatura em Computação
Diários de Classe

Apresentação do Curso

A apropriação do conhecimento tecnológico, onde a informática e as redes de comunicação assumem novos papéis no processo de transformação social, é fundamental na sociedade moderna. Entende-se ser esse conhecimento não mais um aparato tecnológico que se tomará obsoleto no futuro e sim, um instrumento de apropriação e construção de novos conhecimentos, sendo portanto, uma estratégia de crescimento pessoal, econômico e social.

Os debates sobre as questões de modernização da educação a partir da utilização de recursos computacionais e de novas metodologias (tecnologias) utilizadas nas escolas têm ocupado as comunidades acadêmicas e o governo.

Preocupados com a definição de políticas e metodologias que visam à incorporação dessa tecnologia no contexto diário de nossa sociedade, diversas iniciativas tem sido propostas, porém o ensino não consegue acompanhar essa evolução o que traz um grande desafio ao sistema educacional.

A formulação de soluções que possam contribuir para a preparação da sociedade à nova realidade onde as informações dobram a cada dois anos e a velocidade que elas chegam ao seu destino é cada vez maior, sem falar da quantidade e da qualidade dessas informações que precisam ser filtradas, avaliadas e só então poderão ser utilizadas como fonte segura na formação de uma opinião.

 

Perfil do egresso

O Licenciado em Computação é um profissional dotado de conteúdos e habilidades para atuação no ensino fundamental, médio e profissionalizante, dada à carência atual do mercado por profissionais qualificados, estabelecendo-se competência e versatilidade para apropriação dos conteúdos específicos, podendo ser capaz de atender com qualidade as diferentes demandas de ensino de informática.

Além do exercício profissional de magistério em computação na Educação Básica, e da capacitação na elaboração e aplicação de projetos de informática educativa, o egresso do curso terá ampla formação tecnológica, conceitual e prática, em computação, habilitando-o ao desenvolvimento e implementação de produtos e soluções de informática voltados ao ensino e treinamento, desde um software educativo até sistemas de educação a distância assistida por computador.

O Licenciado em Computação, por possuir altos conhecimentos técnicos e pedagógicos, é um profissional que está sendo absorvido por empresas de grande e médio porte, atuando no treinamento do quadro funcional da empresa, servindo de elo entre as equipes de desenvolvimento, programadores, e os usuários do sistema, fechado assim o ciclo de produção do software e, conseqüentemente minimizando a rejeição às mudanças que a informática causa às pessoas no universo das empresas.

O currículo desta nova habilitação abrange um conjunto básico de conhecimentos das áreas de ciências, educação, computação, e diversas disciplinas específicas que trabalham áreas temáticas centrais à formação do profissional com o perfil estabelecido, caracterizado pelo seu caráter dinâmico e atual, cujo papel é auxiliar a formação do novo cidadão, onde a tecnologia da informação é um dos alicerces básicos na construção da sociedade contemporânea.

Ao egresso do Curso de Licenciatura em Computação compete as seguintes habilidades:

•  Ensinar computação no ensino médio e profissional como uma das matérias essenciais à formação dos estudantes;

•  Gerar inovações nos processos de ensino/aprendizagem de computação no ensino fundamental, médio e profissional;

•  Possuir espírito crítico, com conhecimento das últimas tendências da área, com ampla formação teórica, tecnológica, pedagógica e humana;

•  Incentivar os estudantes à auto-aprendizagem e o “aprender a aprender”, procurando sua formação integral com valores como autonomia e responsabilidade;

•  Identificar, propor, desenvolver softwares educacionais e sistemas de educação à distância, atendendo tanto às questões tecnológicas quanto pedagógicas;

•  Utilizar e avaliar softwares para uso educacional.